O Concurso Ciclo Verde tem por objetivo promover projetos, iniciativas e negócios sociais, em fase de implantação ou em desenvolvimento, que busquem solucionar problemas socioambientais de suas comunidades nas áreas de cultura, educação, proteção climática e água.
A busca por soluções de problemas socioambientais tem se tornado cada vez mais uma responsabilidade de toda a sociedade. A união de esforços de países, cidades, organizações e indivíduos faz toda a diferença para o desenvolvimento sustentável e, consequentemente, para a melhoria da vida no planeta.
Neste contexto de responsabilidade socioambiental, a LANXESS instituiu o Concurso Ciclo Verde, expressão máxima de seu compromisso com o desenvolvimento socioambiental das comunidades onde atua, promovendo apoio técnico e financeiro a projetos, iniciativas e negócios sociais que busquem solucionar problemas socioambientais de suas comunidades. Desde 2010, o Concurso já beneficiou mais de 6 mil pessoas e contribuiu com a implantação de 44 projetos socioambientais em sete cidades.
Em parceria com a empresa LANXESS, Diretoria de Meio Ambiente a Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Turismo participou da 17ª edição aonde a rede municipal de Educação com as 09 respectivas Unidades de Ensino Fundamental teve vários projetos inscritos, sendo 03 escolas pré-selecionadas como finalistas, EMEF Prof. Antônio de Pádua Martins de Melo, EMEF Prof.ª Aurora Machado Guimarães e EMEF Prof.ª Vilma Fernandes Antônio.
As inscrições ocorreram de 04 de abril há 01 de junho de 2017. A empresa oferece recurso financeiro e apoio técnico de consultoria especializado durante 01 ano.
Os projetos vencedores recebem recurso financeiro para a concretização de suas ações, assim como apoio técnico, por meio de workshop sobre gestão de projetos socioambientais e acompanhamento de especialistas, que auxilia durante todo o processo de implantação e desenvolvimento e contribui de maneira significativa para a continuidade do projeto após o término da parceria do Concurso.
No dia 26 de junho de 2017 uma equipe técnica reuniu-se na Câmara Municipal onde os 5 projetos finalistas foram apresentados e o júri técnico realizou a votação no período da manhã e à tarde houve a premiação dos 03 projetos vencedores.
As avaliações foram realizadas por uma banca composta por especialistas em sustentabilidade e os finalistas são julgados por uma banca técnica, composta por representantes da LANXESS, da Secretaria de Educação, do Meio Ambiente, da imprensa local e da sociedade civil.
Sendo os vencedores:
1º- Reciclagem Orgânica na Antiga Colônia da Fazenda Capoava
Responsável: Antônio de Sant’Ana Galvão
2º- A Escola Aurora faz, o Planeta sente.
EMEF. Profª Aurora Machado Guimarães
Responsável: Prof.ª Juliana Moura Gutierrez
3º- Casa Sustentável Cultural
EMEF. Profª Vilma Fernandes Antonio
Responsável: Prof.ª Drusila Marques dos Santos da Silva