A Secretaria de Educação promoveu no dia 24/07/17 às 08h30 no auditório da CANACAP uma capacitação direcionada as merendeiras da Rede Escolar Municipal e Estadual de Porto Feliz, organizado pela Coordenadoria de Merenda Escolar.
No Brasil, as crianças e os adolescentes, além da alimentação domiciliar, têm o direito de receber alimentação escolar oferecida gratuitamente nas escolas públicas em função do repasse financeiro do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
O cardápio oferecido aos alunos deve promover hábitos alimentares saudáveis, apresentar boa aceitação pelos escolares, ser elaborado com alimentos de boa qualidade e livres de microrganismos que possam pôr em risco a saúde das crianças e adolescentes beneficiados pelo programa.
A alimentação é o ponto de partida para a saúde de
qualquer pessoa. E os profissionais da educação, melhor do
que ninguém, sabem que, na escola, a boa alimentação dos alunos deve ser valorizada. Poucos
sabem qual o verdadeiro valor que cozinheiras/merendeiras
têm no processo educacional das escolas. Afinal, uma alimentação balanceada diariamente auxilia no rendimento
escolar de crianças e adolescentes, contribuindo, também,
para a formação do ser humano.
Não são poucos os estudantes, no país, que dependem do
trabalho desses profissionais Cozinheiras /Merendeiras ou Manipuladores de Alimentos, como são
conhecidos. São eles que trabalham para que um direito dos alunos, a alimentação de qualidade na escola, seja garantido.
A capacitação teve por objetivo avaliar a percepção de merendeiras sobre as Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, visando propiciar a motivação desses profissionais e conhecer os principais problemas enfrentados para a realização do seu trabalho.
#Alimentação Saudável#
Segue nossos registros: