Home

sexta-feira, 27 de maio de 2022

Projeto Porto Feliz de Olho na Natureza

Iniciou-se, no mês de março, o Projeto “Porto Feliz de Olho na Natureza”, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Instituto Raquel Machado. Este projeto envolve nas atividades gestores, professores das unidades escolares e do Núcleo Formação Pedagógica, alunos e profissionais do Instituto Raquel Machado.   

É importante ressaltar que a iniciativa de educação ambiental potencializa as habilidades dos componentes curriculares de Ciências e Geografia, pois visa desenvolver a preservação do meio ambiente, a sensibilização e a conscientização de jovens sobre o tráfico de animais silvestres.

O Projeto possui como público alvo cerca de 630 estudantes dos sétimos anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação. Em cada turma são ministrados oito workshops e uma visita guiada ao mantenedor do Instituto Raquel Machado, localizado no município de Porto Feliz que, atualmente, conta com aproximadamente de 200 animais. Com duração anual, o projeto “Porto Feliz de Olho na Natureza” contemplará uma Unidade Escolar por mês. 

A primeira escola a realizar a visita guiada foi a EMEF Prof.ª Aurora Machado Guimarães. Os alunos participaram dos workshops e, como culminância, nesta quinta-feira dia 26 de maio, foram até o Instituto Raquel Machado. O passeio proporcionou momentos de interação com o meio ambiente e observação de animais silvestres resgatados do tráfico.

Na visita, os alunos puderam explorar quatro trilhas, passando por diferentes ambientes como: agriculturas, reflorestamento, nascentes, agrofloresta, mata ciliar do Rio Tietê, criação de abelhas e recintos de animais. Além disso, os alunos puderam conhecer também as dependências do Centro de Nutrição e Centro Veterinário.