Home

segunda-feira, 8 de maio de 2023

Projeto Porto Feliz De Olho na Natureza


O Projeto Porto Feliz De Olho na Natureza - uma parceria do Instituto Libio e da Prefeitura Municipal de Educação de Porto Feliz está em seu segundo ano de atividades. 

Focado nos alunos dos sétimos anos da Rede Municipal de Educação, o projeto de educação ambiental potencializa as habilidades dos componentes curriculares de Ciências e Geografia, pois desenvolve a proteção do meio ambiente, a sensibilização e a conscientização de jovens sobre o tráfico de animais silvestres.

Os conteúdos são desenvolvidos em oito workshops na Unidade Escolar, ministrados pela bióloga do Instituto Katerine Carvalho Gomes e vivenciados durante a visita ao Mantenedor. Os temas dos workshops são: os biomas brasileiros, a importância da Mata Atlântica e seus ecossistemas associados, desenvolvimento sustentável, o impacto do tráfico de animais para a degradação ambiental, práticas de proteção, áreas protegidas municipais, recuperação de áreas degradadas, cuidado com os animais, Sociedade civil e governo: leis e instrumentos para proteger o meio ambiente, Relação do porto-felicense e natureza: O que podemos fazer para ajudar a natureza de Porto Feliz e finaliza com a confecção de um Manifesto de autoria dos alunos onde eles expressam como se sentem em relação à temática desenvolvida de forma conceitual e experienciada na visita, de forma crítica e assertiva sobre o que desejam para o futuro.

A visita guiada ocorre no período de aula, com trilhas em meio à natureza, com duração estimada em 6 horas e parada para alimentação. Em 2023 houve ampliação do período de visita de 2 horas para 6 horas e incluída uma atividade prática de Enriquecimento Ambiental, na qual os alunos são divididos em grupos e orientados a criar e montar objetos com alimentos a serem ofertados aos animais em seus recintos. Os estudantes têm a oportunidade de observar a interação dos animais com seus objetos criados ao final da atividade.

Neste ano o projeto contemplará 592 alunos de vinte e três salas de sétimos anos da Rede Municipal.

O Mantenedor do Instituto Libio foi reconhecido em 2010 pelo IBAMA, localizado em Porto Feliz, a propriedade tem 25 hectares de Mata Atlântica em diferentes estágios de conservação. Atualmente mantém cerca de 200 animais silvestres, vítimas do tráfico, com uma infraestrutura de recintos, centro veterinário, centro de nutrição e demais instalações. A visitação proposta está limitada ao máximo de 30 alunos, divididas em dois grupos de 15 acompanhados por professores da escola e colaboradores do Instituto.