Apresentação da Implementação da Educação Integral em Tempo Integral na Rede Municipal de Porto Feliz no II Encontro Presencial do Programa Escola em Tempo Integral
No dia 18 de agosto de 2025, ocorreu em Guarulhos o Segundo Encontro Presencial do Programa Escola em Tempo Integral (ETI) – Região Sudeste promovido pelo Ministério da Educação. Instituído em 2023, o Programa visa ampliar o número de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica. O Encontro Presencial compõe a Formação Continuada de Equipes Técnicas das Secretarias de Educação e profissionais da Educação. Compareceram ao evento as Professoras do Núcleo de Formação Pedagógica Ligia Souza Guido, Vanessa de Moraes Lisboa Santos, a Assessora de Direção Luciana Aparecida Aguiar Filgueiras e o Diretor Anderson Souza Dias da E.M.E.F. Dr. José Elias Habice Filho.
O Encontro promoveu palestra, debates e a troca de experiências entre especialistas e cursistas do Programa.
A programação foi aberta com a palestra "Educação Integral: Fontes, Desafios e Perspectivas de Financiamento", ministrada pelo Prof. Valdoir Pedro Wathier. O professor, que atua como diretor na Diretoria de Monitoramento, Avaliação e Manutenção (DIMAM), da Secretaria de Educação Básica (SEB), do Ministério da Educação, abordou os principais mecanismos de financiamento e os desafios impostos pela implementação e manutenção de políticas de Tempo Integral.
Na sequência, a pauta se voltou para a prática com o painel "Apresentação de Experiências Consolidadas e em Consolidação das Políticas de Educação Integral e os seus Desafios nas redes" dos municípios de Porto Feliz e Indaiatuba.
As representantes de Porto Feliz (Ligia Souza Guido) e Indaiatuba (Lucilaine Borges Zampolim) compartilharam os resultados e os desafios enfrentados na implantação e aprimoramento de seus programas de Educação Integral em Tempo Integral, seguido de um momento de debate e diálogo sobre as realidades locais.
O evento foi encerrado com a apresentação cultural "Releitura Literária Bilíngue", apresentada por estudantes da Rede Municipal de Guarulhos.