Home

quarta-feira, 29 de março de 2017

PNAIC - DOCUMENTOS



  • DOCUMENTO ORIENTADOR DAS AÇÕES DE FORMAÇÃO EM 2014: Link

  • DOCUMENTO ORIENTADOR DAS AÇÕES DE FORMAÇÃO EM 2015: Link

  • DOCUMENTO ORIENTADOR DAS AÇÕES DE FORMAÇÃO EM 2016: Link

  • PORTARIAS: Link

  • LEI Nº 11.273, DE 6 DE FEVEREIRO DE 2006: Link

  • LEI Nº 12.801, DE 24 DE ABRIL DE 2013: Link

  • MEDIDA PROVISÓRIA Nº 586, DE 8 DE NOVEMBRO DE 2012: Link

  • PLANO DE AÇÃO - COORDENADORIA LOCAL: Link

  • PLANO DE GESTÃO - PNAIC 2016 - TABELA: Link

Prefeitura inicia Programa Ler e Escrever na Rede de Ensino Municipal

A Prefeitura de Porto Feliz, por meio da Secretaria de Educação, deu início a implantação do Programa Ler e Escrever no município, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

O programa tem o objetivo de proporcionar a aprendizagem da leitura e da escrita para todos os estudantes inseridos no Ensino Fundamental I, do 1º ao 5º ano. Além disso, o projeto inclui formação, acompanhamento, elaboração e distribuição de materiais pedagógicos com o objetivo de promover a melhoria na qualidade de toda a rede de ensino.

Mais de 160 professores da rede de ensino municipal participaram nesta terça-feira (14/03) da primeira formação para o projeto na escola Coronel Esmédio, onde foram apresentadas as metas e diretrizes pelo secretário de Educação, Celso Iversen e orientadores técnicos do programa.



terça-feira, 28 de março de 2017

Programa "Ler e Escrever" - Do 1º ao 5º ano




1º ano:
Orientadora: Libania Cristina Machado
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM 1º ano

2º ano:
Orientadora: Ivana Maria Melo Pompeo
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM 2º ano

3º ano:
Orientadora: Rosana Aparecida Martelini
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM 3º ano

4º ano:
Orientadora: Fabiana Caroline Gutierrez
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM 4º ano

5º ano:
Orientadora: Rita de Cássia Soares de Souza
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM 5º ano



Direitos de aprendizagem em matemática: Link

Decreto nº 54553: Link

Publicação DO: Link

Resolução nº 66: Link

Casa da Cultura promove oficina de Danças Circulares



A Casa da Cultura de Porto Feliz promoveu no dia (19/02) uma oficina de Rodas de Danças Circulares Sagradas. Esse tipo de dança é considerado um importante instrumento para integração do ser, fortalecimento dos vínculos, além de trabalhar a memória e o senso de percepção.

As Danças Circulares também trabalham a parte emocional, promovendo benefícios como a prevenção de isolamento social.

MEC, FNDE e Inep participam de seminário estadual da Undime em São Paulo

Cerca de 500 pessoas estiveram presentes no encontro, que debateu a gestão em rede e a agenda dos 100 primeiros dias dos novos dirigentes de educação

O Ministério da Educação, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) participaram do seminário "A Gestão da Educação Municipal em Rede", nesta terça-feira, dia 31, na capital paulista. Promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de São Paulo (Undime-SP), o encontro focou nos desafios da gestão educacional em rede e na agenda dos 100 primeiros dias de atuação dos novos dirigentes municipais de educação.

Durante a abertura do encontro, a secretária executiva do MEC, Maria Helena Guimarães de Castro, discorreu sobre a importância da Base Nacional Comum Curricular, que deve ser encaminhada ao Conselho Nacional de Educação, em março deste ano, para apreciação. "A base está prevista desde 1988, portanto é antiga a necessidade da implementação de conteúdos mínimos de aprendizagens essenciais. O regime de colaboração entre União, estados e municípios é crucial para que consigamos melhorar a qualidade de ensino e a capacidade de oferta", ponderou. "Isso resultará na melhoria do currículo, na melhor formação de professores para anos iniciais e finais e, principalmente, no acolhimento aos alunos na fase de transição do ensino municipal para o estadual."

Também presente no evento, o diretor de Gestão e Articulação de Projetos Educacionais do FNDE, Leandro Damy, falou sobre o crescimento de cerca R$ 3 bilhões no orçamento do Fundo para este ano. "É o retrato do compromisso do presidente Temer e da gestão do ministro da Educação, Mendonça Filho, com a melhoria da educação do país", afirmou.

O diretor ressaltou a necessidade de as prefeituras do Estado de São Paulo ficarem atentas com os procedimentos para retomar, em tempo, as obras paralisadas, concluir as que estão em andamento e iniciar aquelas que já estão garantidas, com recurso empenhado, mas que precisam da ação imediata dos novos gestores para o começo das construções. “Cerca de 340 obras estão por iniciar no estado", completou.

Damy também discursou sobre o Plano de Ações Articuladas (PAR). "O ministro Mendonça Filho tomou uma decisão muito acertada em manter aberta a fase de diagnóstico do PAR para que os novos gestores possam revisar os diagnósticos de seus municípios e, em seguida, abrir o processo de ações a partir do mês de abril deste ano", comentou. “Em São Paulo, somente 26 municípios estão com diagnóstico concluído, portanto, é necessário se atentar para não perder o prazo", concluiu.

Segundo levantamento da Undime, cerca de 76% dos gestores educacionais do Estado de São Paulo são novos dirigentes, o que, segundo a presidente da Undime-SP, Marialba Carneiro, "gera uma necessidade ainda maior de acompanhamento e acolhimento desses novos gestores para que não percam os prazos e, principalmente, para que se inteirem rapidamente dos processos e consigam alavancar as ações de educação em seus municípios".

A mesa de abertura do encontro também contou com a presença da presidente do Inep, Maria Inês Fini; do secretário de Educação Básica do MEC, Rossieli Soares; do secretário estadual de Educação de São Paulo, José Renato Nalini; além de Carlos Sanches, representante da Undime Nacional, e de Carlos Alberto Filho, da Associação Paulista de Municípios.

Cerca de 500 pessoas acompanharam os debates desta manhã, entre prefeitos e dirigentes municipais e estaduais de educação. Na parte da tarde, haverá orientações sobre prestação de contas e uma série de palestras e oficinas sobre ações e programas do governo federal na área de educação, como o Plano de Ações Articuladas (PAR), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), o Mais Educação e o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

Prefeito se reúne com diretores das escolas de ensino fundamental e educação infantil

Na sexta-feira (20/01), o prefeito Dr. Cássio Habice Prado se reuniu com o secretário de Educação, Cultura, Esportes e Tursimo, Celso Iversen e com diretores das escolas municipais de ensino fundamental e educação infantil.

O encontro aconteceu na escola Domingos de Marco, no bairro Bepim e serviu para que os profissionais da educação se apresentassem ao prefeito e também fizessem algumas observações sobre a atual estrutura das escolas municipais.

“Estes encontros são extremamente importantes para conhecermos cada profissional e para falarmos sobre as necessidades das escolas, sempre buscando melhorias que garantam um aprendizado de qualidade para as crianças de Porto Feliz”, destacou o prefeito.



Parceria entre Secretaria de Educação de Porto Feliz com Parque Aquático Wet´n Wild resulta em Projeto Educacional

Projeto: CAMINHO DAS ÁGUAS – WET’N WILD

No dia 11 de março, os Educadores do Município de Porto Feliz participaram da terceira formação do Projeto Caminho das Águas no Parque Aquático WET´N WILD. Foi cedido um micro-ônibus pela Secretaria Municipal de Educação para o evento que teve como objetivo incorporar soluções criativas e inovadoras na sala de aula unindo a formação e o lazer. Todos realizaram as atividades propostas pelos projetos e sugeridas aos alunos. Realizou-se uma trilha, depois os educadores participaram de um BREAKFAST e em seguida apreciaram uma palestra oferecida pela equipe Maestro Educação, com o palestrante DILL CASELLA.

Os professores acharam positivo conhecer o Projeto Caminho das Águas, onde crianças e adolescentes recebem um verdadeiro “banho” de informações sobre responsabilidade ambiental, além de atividades de entretenimento no parque. Profissionais treinados e experientes proporcionam aos estudantes conhecimento sobre sustentabilidade e também sobre toda a estrutura do parque aquático, desde a captação de água até o seu tratamento.

O Caminho das Águas conta com atividades que estimulam a autonomia, a auto identidade, a autodeterminação, a autoestima e a autorrealização por parte dos estudantes, proporcionando o equilíbrio ideal entre aprendizado prático, teórico e entretenimento. Entre as atividades guiadas, destacam-se: a trilha interpretativa, o espaço de convivência, as áreas de contato com a diversidade natural e sociocultural brasileira, projeto de recuperação do Bioma da Mata Atlântica da região e visitas à estação de tratamento de água e do esgoto.



segunda-feira, 27 de março de 2017

Abertura do ano letivo reúne centenas de profissionais da educação no Tênis Clube


Na tarde desta segunda-feira (30) aconteceu no Porto Feliz Tênis Clube, a solenidade de Abertura do Ano Letivo 2017. Centenas de professores da rede acompanharam a apresentação da nova equipe de trabalho, realizada pelo secretário de Educação, Cultura, Esportes e Turismo, Celso Iversen.

Na sequência, o prefeito Dr. Antônio Cássio Habice Prado, falou sobre este novo ciclo na educação de Porto Feliz.

“Queremos e vamos garantir uma educação de qualidade para as nossas crianças e jovens. Teremos certamente uma nova metodologia, com escolas modernas e integradas. Sabemos que não é fácil e não é rápido. Mas com planejamento e diretrizes bem definidas, focadas na gestão de pessoas, na gestão pedagógica e financeira, nós teremos resultados significados, recolocando o IDEB da nossa cidade em uma posição de destaque” , destacou o prefeito.

A solenidade foi encerrada com a realização de uma palestra, ministrada pelo psicólogo Dr. Francisco Chagas de Souza, com o tema: “Motivação em Tempos de Crise”.

O vice-prefeito, Gerão Pacheco e o secretário chefe de gabinete, Célio Peixoto dos Santos, também participaram da solenidade.