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terça-feira, 15 de setembro de 2020

Nota Técnica SME

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica 2019

O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é realizado a cada 2 anos aos estudantes de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio, considerando os dados de rendimento do aluno e fluxo escolar. O rendimento escolar é observado quanto as habilidades de Leitura e Matemática e o fluxo escolar é um indicador da taxa de aprovação, verificados a partir do Censo Escolar, mensurados anualmente.

A Secretaria Municipal de Educação contou no ano de 2019 com 5166 alunos matriculados no Ensino Fundamental, destes, 626 alunos no 5º ano e 493 alunos no 9º ano, representando 22% da Rede Municipal.

O quadro abaixo apresenta os índices mensurados:

Resultado Observado - 2019

Segmentos de Ensino

Índice

Brasil

Índice

São Paulo

Índice

Porto Feliz

Anos Iniciais - 5º ano

5,9

6,5

6,3

Anos Finais - 9º ano

4,9

5,2

5,5

No ano de 2019 foram desenvolvidas diversas ações como as formações de professores por área de conhecimento e segmento, aplicação de simulados e intervenções pautadas a partir dos resultados, além de atividades de reforço escolar aos alunos. A partir da análise dos resultados do IDEB 2019, compreende-se a importância e a necessidade da continuidade, aprofundamento e redirecionamento de algumas ações para a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem.

Foram elaborados gráficos para o acompanhamento do Nível de Aproveitamento dos alunos obtido ao longo das últimas edições da referida Avaliação, onde realizou-se uma análise criteriosa dos resultados, possibilitando observar avanços nos níveis de proficiência, fator que demonstra a melhoria do campo pedagógico em determinados níveis.  À luz dessa análise, observa-se novas possibilidades para o contínuo desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.

Destacamos a participação e o empenho de nossos professores desenvolvendo a compreensão dos critérios da Avaliação e articulando medidas para potencializar as habilidades necessárias a cada segmento.

Outro aspecto importante a ser destacado, foi o progresso quanto aos índices de participação dos alunos na realização das provas e a melhoria do fluxo escolar, caracterizando uma consolidação do trabalho gestor e o comprometimento da comunidade escolar.

Registramos e tornamos público nosso repúdio quanto a não contabilização da participação da EMEF Vereador Carlos Roberto de Oliveira, fruto do recurso MEC/INEP de nº 191000019841/Taxa de Participação, referente ao segmento de 5º ano do Ensino Fundamental. O mesmo se refere a inconsistência da migração de dados do sistema do Censo Escolar/INEP, sendo que houveram alunos que realizaram a Avaliação e não foram considerados, prejudicando assim a mensuração dos dados deste segmento para a Unidade Escolar e toda a Rede Municipal.

Diante da análise detalhada das Unidades Escolares que compõem a Rede Municipal de Educação de Porto Feliz, constatamos avanços e alguns pontos de involução no processo educacional. Os índices são apresentados de maneira objetiva e classificatória, porém o momento é oportuno para uma reflexão sobre a práxis docente, onde podemos rever os nossos conceitos e práticas no sentido de oportunizar as condições necessárias para o desenvolvimento integral do aluno.

Cabe destacar que todo esforço e planejamento da Secretaria de Educação, das Unidades Escolares e suas respectivas Equipes, compõem o resultado da Rede Municipal.

Reiteramos a necessidade da integração e compromisso por melhores resultados, compartilhando as responsabilidades e objetivos específicos a fim de proporcionar um aprendizado com qualidade, eficiência e equidade aos alunos da Rede Municipal de Educação de Porto Feliz.

 

 Porto Feliz, 15 de setembro de 2020.

 

Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Turismo