Índice de Desenvolvimento
da Educação Básica 2019
O IDEB (Índice de Desenvolvimento da
Educação Básica) é realizado a cada 2 anos aos estudantes de 5º e 9º anos do
Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio, considerando os dados de
rendimento do aluno e fluxo escolar. O rendimento escolar é observado quanto as
habilidades de Leitura e Matemática e o fluxo escolar é um indicador da taxa de
aprovação, verificados a partir do Censo Escolar, mensurados anualmente.
A Secretaria Municipal de Educação
contou no ano de 2019 com 5166 alunos matriculados no Ensino Fundamental, destes,
626 alunos no 5º ano e 493 alunos no 9º ano, representando 22% da Rede
Municipal.
O quadro abaixo apresenta os índices mensurados:
Resultado
Observado - 2019 |
|||
Segmentos de Ensino |
Índice Brasil |
Índice São Paulo |
Índice Porto Feliz |
Anos
Iniciais - 5º ano |
5,9 |
6,5 |
6,3 |
Anos
Finais - 9º ano |
4,9 |
5,2 |
5,5 |
No ano de 2019 foram desenvolvidas
diversas ações como as formações de professores por área de conhecimento e
segmento, aplicação de simulados e intervenções pautadas a partir dos
resultados, além de atividades de reforço escolar aos alunos. A partir da
análise dos resultados do IDEB 2019, compreende-se a importância e a
necessidade da continuidade, aprofundamento e redirecionamento de algumas ações
para a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem.
Foram elaborados gráficos para o
acompanhamento do Nível de Aproveitamento dos alunos obtido ao longo das
últimas edições da referida Avaliação, onde realizou-se uma análise criteriosa
dos resultados, possibilitando observar avanços nos níveis de proficiência,
fator que demonstra a melhoria do campo pedagógico em determinados níveis. À luz dessa análise, observa-se novas
possibilidades para o contínuo desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.
Destacamos a participação e o empenho
de nossos professores desenvolvendo a compreensão dos critérios da Avaliação e
articulando medidas para potencializar as habilidades necessárias a cada
segmento.
Outro aspecto importante a ser
destacado, foi o progresso quanto aos índices de participação dos alunos na
realização das provas e a melhoria do fluxo escolar, caracterizando uma consolidação
do trabalho gestor e o comprometimento da comunidade escolar.
Registramos e tornamos público nosso
repúdio quanto a não contabilização da participação da EMEF Vereador Carlos
Roberto de Oliveira, fruto do recurso MEC/INEP de nº 191000019841/Taxa de
Participação, referente ao segmento de 5º ano do Ensino Fundamental. O mesmo se
refere a inconsistência da migração de dados do sistema do Censo Escolar/INEP,
sendo que houveram alunos que realizaram a Avaliação e não foram considerados,
prejudicando assim a mensuração dos dados deste segmento para a Unidade Escolar
e toda a Rede Municipal.
Diante da análise detalhada das
Unidades Escolares que compõem a Rede Municipal de Educação de Porto Feliz,
constatamos avanços e alguns pontos de involução no processo educacional. Os
índices são apresentados de maneira objetiva e classificatória, porém o momento
é oportuno para uma reflexão sobre a práxis docente, onde podemos rever os
nossos conceitos e práticas no sentido de oportunizar as condições necessárias
para o desenvolvimento integral do aluno.
Cabe destacar que todo esforço e
planejamento da Secretaria de Educação, das Unidades Escolares e suas respectivas
Equipes, compõem o resultado da Rede Municipal.
Reiteramos a necessidade da
integração e compromisso por melhores resultados, compartilhando as
responsabilidades e objetivos específicos a fim de proporcionar um aprendizado
com qualidade, eficiência e equidade aos alunos da Rede Municipal de Educação
de Porto Feliz.
Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Turismo