Home

quarta-feira, 31 de março de 2021

Semana de Conscientização do Autismo - 2° Congresso online: “Autismo: respeito para todo o espectro”

 Você conhece o André?


 Em 2001, o Instituto Mauricio de Sousa foi convidado por uma representante da Universidade de Harvard para desenvolver um projeto com o objetivo de alertar a população sobre os sinais do Transtorno do Espectro do Autismo. Após meses de estudos, em 2003, nasceu André, um personagem autista para fazer parte da Turma da Mônica.

Com base nesse personagem, o Instituto Mauricio de Sousa criou a revista em quadrinhos “Um Amiguinho Diferente” e seis vinhetas de desenho animado, que alertam pais, familiares e professores para a importância do diagnóstico precoce e esclarecem o comportamento que deve ser adotado com a criança dentro do espectro do autismo.

O autismo ou Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é caracterizado por alterações no desenvolvimento, causa déficit na comunicação, interação social e comportamento de crianças e adultos, e deve ser tratado por uma equipe multiprofissional de acordo com a necessidade específica de cada indivíduo, lembrando que há um grande espectro do autismo, ou seja, uma grande faixa de variação desses sinais. Entre alguns dos sintomas estão a falta de contato visual; o hábito de repetir frases ou palavras que ouviram de outras pessoas ou mesmo da TV (conhecida como ecolalia), interesse profundo restrito a um ou alguns assuntos específicos (hiperfoco), com os quais os autistas permanecem entretidos durante muito tempo. Em alguns casos, os autistas podem não falar, sendo não verbais.

“Quando criamos o personagem André, que é uma criança dentro do Transtorno do Espectro do Autismo, ouvimos vários especialistas no assunto, além de conhecer crianças dentro do espectro. O TEA não é fácil de ser identificado e por isso o tratamento pode vir tarde. Por isso, é preciso passar para os pais, professores e pessoas próximas a essas criancinhas a informação sobre os cuidados e busca de orientação para ajudá-las a desenvolverem todo seu potencial”, diz Mauricio de Sousa, pai da Turma da Mônica e presidente do Instituto Mauricio de Sousa.



Click no link e assista o vídeo

 https://www.youtube.com/watch?v=3lqLNmlh3ZE



A Revista Autismo é uma social startup com a missão de disseminar informação de qualidade, isenta e independente a respeito de autismo. Hoje, não é só a primeira revista periódica da América Latina sobre o assunto e a primeira, do mundo, em língua portuguesa a respeito do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), mas a maior plataforma de conteúdo jornalístico sobre autismo da América Latina.


A edição de setembro/2019 da Revista Autismo, publicação gratuita, impressa e digital, especializada no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), destaca a inclusão e o acolhimento da Turma da Mônica, não só dentro das histórias, mas também dentro dos Estúdios da Mauricio de Sousa Produções (MSP).


2° Congresso online: Autismo: respeito para todo o espectro

 A Revista Autismo realizará no dia 2 de abril de 2021 o maior evento online de autismo do Brasil para celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Com acesso 100% gratuito, o tema é o da campanha nacional para a data no biênio 2020/2021: “Autismo: respeito para todo o espectro”.

Com o apoio e a confirmação de diversos palestrantes de renome, autistas, familiares e especialistas, são mais de 20 palestras, com a participação de Mauricio de Souza e Marina, entre outros palestrantes, como: autistas, médicos, psicólogos, cientistas.

 

Participe! Inscrições em:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeSC-jt36mZ5IdBjENta38bykfkVSNVNzXKseiSUKqUXw2hVg/viewform

#RESPECTRO 

Fontes:

  •  http://www.institutomauriciodesousa.org.br/fazendo-a-diferenca/publicacoes/um-amiguinho-diferente/
  • Instituto Mauricio de Sousa lança tirinha inédita e vídeos para comemorar o Dia Mundial do Autismo | Revista Autismo
  • Dia Mundial de Conscientização do Autismo | Revista Autismo