Home

quinta-feira, 1 de abril de 2021

Semana de Conscientização do Autismo

 Documentário ‘Stimados Autistas’



O documentário ‘Stimados Autistas’ conta a experiência de adultos autistas. Feito por um autista, Cristiano de Oliveira, o documentário recebeu o nome de “Stimados Autistas”, que é um trocadilho com termo stim (expressão em inglês para comportamentos repetitivos e estereotipados) e a palavra “estimados”. Lançado no fim de 2020, seis adultos autistas diagnosticados tardiamente falam sobre como foi crescer sem o diagnóstico, relatam a busca por profissionais e a respeito das adaptações feitas após descobrirem que são autistas.

Disponível no Youtube, o documentário — que tem pouco menos de 56 minutos de duração — foi gravado durante a pandemia de Covid-19, no período de isolamento social, e demorou cerca de dois meses para ser produzido.

Ficha técnica:

Direção: Cristiano de Oliveira
Entrevistados: Alice Casimiro, Fábio Sousa, Fernanda Beatriz, Lucas Pontes, Pedro Jailson e Polyana Sá.
Entrevistas por: Cristiano de Oliveira
Gênero: Documentário
Duração: 55 minutos
Criação e Distribuição: Paradoxa



Você conhece Willian Chimura?




Willian Chimura é um pesquisador e divulgador científico brasileiro, notável por ser um dos principais ativistas do movimento dos direitos do autismo no Brasil.

Após passar por dificuldades escolares e profissionais na área de desenvolvimento de softwares, recebeu o diagnóstico de Síndrome de Asperger aos 23 anos e iniciou mestrado em Informática para Educação no Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Em 2019, iniciou um canal no YouTube de divulgação científica sobre autismo que, atualmente, é o maior canal feito por um autista no Brasil. Além disso, Willian também faz parte do podcast Introvertendo. É conhecido por defender uma visão científica sobre o autismo e, ao mesmo tempo, uma percepção de seus aspectos sociais e culturais.

“Muita gente me diz que não pareço autista.

Mas como eu deveria ser para parecer autista? ”

(Willian Chimura)


O Autismo tem cara?



Fontes: